Circuito pelas cidades coloniais!

Após deixarmos Ajijic iniciamos um longo circuito pela região colonial no interior do México, visitamos várias cidades, variando de povoados as capitais com movimentada vida noturna e muitas atividades culturais. Nossa primeira parada foi em Guadalajara, capital do estado de Jalisco, fica a uma curta distância de Ajijic, e apesar de ser a segunda maior área metropolitana do México achamos tranquilo e fácil dirigir por lá. O centro histórico da cidade concentra a maior parte das atrações, mas para nós foi a pequena San Pedro Tlaquepaque ou simplesmente Tlaquepaque, um pequeno município que foi engolido pela expansão de Guadalajara, que nos cativou mais. Tlaquepaque conseguiu manter seus ares coloniais de pequena cidade, com um centro histórico recheado de arquitetura interessante e, sobretudo várias oficinas de sua famosa cerâmica e vidro soprado.

A graciosidade de Tlaquepaque!
Calle Independecia no centro histórico de Tlaquepaque!
Os mariachis na Calle Independencia em Tlaquepaque!

Nossa próxima cidade foi Guanajuato, diferente de todas as outras cidades coloniais que já tínhamos visitado nesta viagem, ela é um misto de cores que alegram os olhos, ruas subterrâneas, subidas e descidas, igrejas, praças, múmias, minas e túneis. Inicialmente foi complicado se situar andando de carro por causa dos túneis, das ruas estreitas e das ladeiras, mas com o tempo e um mapa as coisas ficaram mais simples e divertidas.

As luzes de Guanajuato!

Guanajuato é uma cidade universitária com muitos jovens que movimentam suas ruas durante todo o dia e noite. É considerada a mais encantadora das cidades do circuito da prata, muitas das minas ainda continuam em atividade e podem ser visitadas com guias que explicam todo o processo de exploração desde os tempos antigos quando os indígenas faziam trabalhos escravos, até os dias atuais com o uso das ferramentas modernas.

Visita a uma mina na região Valenciana!
Templo la Valenciana em Guanajuato!

Subimos até o mirante de onde era possível ver todo o centro e o colorido que se espalha do centro até as áreas mais afastadas. É verdade que a medida que nos distanciamos do centro histórico o cenário vai sofrendo modificações, as ruas já não são tão limpas, os fios elétricos cruzam o céu num emaranhado, as construções se tornam mais simples e degradas, mas nunca sem as cores marcantes.

Rua mais afastada do centro do histórico!

As praças constituem algo de suma importância na vida dos mexicanos, é local de encontros, feiras, festas, manifestações, exposições artísticas, descanso e diversão, em Guanajuato as opções são muitas, pequenas e grandes praças que surgem por toda parte sempre movimentadas e vivas.

Encantadoras praças espalhadas por toda Guanajuato!

Enfim, depois de cinco dias nesta encantadora e pitoresca cidade seguimos pelas montanhas para San Miguel Allende, uma verdadeira joia colonial.

San Miguel é distinta, e também mais elegante. Uma das arquiteturas mais marcantes e que tornam a cidade irreconhecível é a Parroquia de San Miguel Arcangel.

Torres da Parroquia de San Miguel Arcangel!

Quando chegamos à cidade chovia torrencialmente, tivemos que estacionar o carro para procurar hospedagem e o resultado foi sapatos e roupas encharcados, como existem muitas ladeiras a água descia feito cachoeira e à medida que os carros passavam formavam-se ondas nas calçadas, mas nada nos tirou o ânimo de encontrarmos o lugar ideal para passarmos nosso aniversário de um ano de viagem.

Um ano de estradas e realizações!

Há poucos quilômetros da cidade está a rota turística de Capillas de Índios, a estrada começa em Atotonilco um povoado simpático e continua através de uma rodovia de terra passando por seis capelas. O estado está fazendo melhorias nesta rota para receber mais visitantes, é um passeio interessante através do tempo e da história

A cidade é muito procurada por estrangeiros aposentados, sobretudo norte-americanos e canadenses em busca da calmaria deste lugar, assim como de suas belas casas.

Gostamos muito de San Miguel, foi extremamente agradável caminhar por suas ruas em tons ocre, terra e de vez em quando um azul pastel, descobrimos que apesar da proximidade com Guanajuato existem muitas diferenças entre estas duas cidades fascinantes!

San Miguel de Allende, a cidade mais elegante do circuito colonial!
Azul!
Área residencial, e um belo exemplo das casas de San Miguel!

Partimos de San Miguel com o tempo ainda instável, mas chegamos sem chuva á Queretaro, uma cidade mais cosmopolita, com uma boa gama de gastronomia internacional e nacional. Nossa visita coincidiu com o evento Foto Fest, estavam acontecendo várias amostras fotográficas, inclusive da National Geographic e palestras de importantes fotógrafos jornalísticos, foi uma ocasião oportuna para visitar a cidade.

Fizemos um pequeno circuito pelas cidades de Bernal e Tesquiapan ambas interessantes, sendo que a primeira tem um fundo paisagístico curioso, o monolítico La Peña de Bernal. Gostamos da Querétaro, que além das muitas igrejas e praças tem dinamicidade.

Foram muitas maravilhas arquitetônicas desde Guadalajara até Querétaro, está é uma das regiões imperdíveis do México, as estradas são boas e é possível sair das rodovias pagas para desfrutar mais das belezas da Sierra Gorda, e também conhecer as povoados próximos aos centros maiores.

Anúncios

12 comentários Adicione o seu

  1. Como ficaram boas as fotos. Parabéns ! Acho que vcs nunca mais conseguirão ficar muito tempo parado sem pegar a estrada depois que acabar esta trip, acho que já entrou no sangue.

    Abs

    Depois passa lá no site q esta com uns posts bacanas, botei um link de vcs lá.

    1. expedicaoih disse:

      Marcelo achamos ótimos os seus posts, deixamos lá nosso recadinho em “Hora de Celebrar!!!Comemore!”.
      Por enquanto não estamos pensando em parar, estamos como você disse, celebrando os bons momentos que a vida tem nos oferecido, assim não sofremos por antencipação:)

      Abraços e obrigado por colocar um link para nosso site!

  2. O México é tão lindo, tão colorido, tão cheio de história. Que linda essa ultima foto, essas portas são de respeito hein.

    Gente, to adorando conhecer o México com vocês! bjocas e boa viagem sempre!

    1. expedicaoih disse:

      As casas de San Miguel são lindas, tão charmosa quanto à cidade!
      O México continua colorido, mas nos próximos posts provavelmente as cores mudarão um pouco com a presença das zonas arqueológicas, e depois virão as cores da natureza em Chiapas e do mar do Caribe!
      Ainda tem muito para ver a desfrutar neste país, como gostamos do México 🙂

      Beijinhos!

  3. tania zulian disse:

    Como eu gostaria de estar aí, fiquei encantada com o misto deste lugar, simplicidade e ao mesmo tempo a riqueza, vida e alegria. Adorei as fotos,

    Saudades,

    beijos!

    1. expedicaoih disse:

      Tania querida amiga, também gostaríamos que você estivesse aqui, você certamente se apaixonaria pelo México.

      Muitas saudades de todos, beijos!

  4. monica disse:

    Nossa com o tempo voces estao ficando cada vez melhores , a maneira de descrever as cidades adorei em tom ocre e tudo mais …. as fotos a linguagem os detalhes nota 10 Parabens

    1. expedicaoih disse:

      Monica que bom saber que temos melhorado aos seus olhos, ficamos felizes!
      Quando puder precisa vir ao México, tem muita coisa linda para se conhecer.

      Beijo grande!!!

  5. Que belas paisagens, este colorido me encanta, pois colorido significa alegria e eu sou uma pessoa muito alegre

    1. expedicaoih disse:

      Está aí alguém muito alegre de fato, agora só falta vir ao país das cores e conhecer de perto a alegria deste povo!

      Beijos!

  6. Rodrigo Martins disse:

    Como sempre muito especial os lugares as fotos e tudo. E mas uma vez parabéns pelo aniversário de pé na estrada.

    Eu que não tenho boas noticias, o documento de dispensa militar necessário para tirar o passaporte vai ficar pronto provavelmente 15 de Abril segundo o funcionário da junta militar. Sendo assim não poderei encontrar vcs em Cancun. Numa outra oportunidade nos encontraremos pelas estradas.

    Grande abraço T+.

    1. expedicaoih disse:

      Cara isto do documento é inacreditável, eita burrocracia. Mas tudo bem, sem pressa estaremos esperando por você!

      Abração!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s