Andorra e seus vilarejos nas montanhas!

PESSOAL O POST ABAIXO RELATA OS ACONTECIMENTOS DE NOVEMBRO/2012, ESTAMOS TENTANDO COLOCAR O SITE EM DIA!

Nossos amigos nos acompanharam até Cardona cidade espanhola bem perto da fronteira com Andorra e dali eles retornaram para Barcelona, certamente nos veremos em breve e foi ótimo estar em família por todo este tempo.

A primeira noite em nossa caravana foi num estacionamento, éramos só nós, o silêncio e o frio. A ideia era realmente esta, economizar ao máximo com hospedagem, evitando inclusive os campings sempre que possível.

Quando amanheceu conseguimos ver o que a noite embaçada tinha escondido, o lindo Castell de Cardona no alto da colina e bem de frente a nossa janela. A noite não foi das melhores, pois ainda não tínhamos o gás para o aquecimento e tão pouco uma boa coberta, os sacos de dormir ficaram dentro da barraca porque estava chovendo e não dava para abrir, nos agasalhamos bem e tivemos que enfrentar a primeira noite ainda não bem preparados.

Seguimos bem cedo para Andorra e pedidos por favor para o cara da aduana nos dar um carimbo, claro que eles ficam super felizes com isto!

Andorra para muitos países europeus, sobretudo, os vizinhos, é o paraíso fiscal das compras. Muitos chegam aqui em busca de itens bem mais em conta, uma verdade que constatamos desde a entrada no primeiro shopping, onde aliás conseguimos nos equipar finalmente.

É verdade que para cruzar todo este país seria necessário apenas uma hora, mas para quem deseja buscar seus vilarejos com as marcantes igrejas românicas terá que subir e descer por muitas estradas estreitas através dos Pirineus. Bem, como levar a caravana para esta odisseia nos tomaria muito tempo, mais combustível e desgaste para o Troller, vale lembrar que a questão da “fumaça branca” possível problema do cabeçote não foi solucionada 100%, continuamos com a utilização dos produtos selantes, e não queríamos expor tanto o carro as estas subidas e descidas com peso extra, então nosso plano seria sempre desconectar a caravana deixando em algum estacionamento de supermercado, ou como foi no caso de Andorra, em um camping para seguirmos mais livres por onde quiséssemos.

Passeando pelos Pirineus!
Passeando pelos Pirineus!

Graças ao setor de informações turísticas da cidade Santa Coloma de Andorra, conseguimos bons mapas e as indicações das melhores vistas e lugarejos para visitarmos.

Nosso primeiro contato com a arquitetura local foi em Auvinyà o lugar parece cenário de filme, o céu azul, a neve nos topos, o silêncio e os campos com as cores de outono, davam ao lugar um ar um tanto melancólico.

Auvinyà, e toda seu ar melancólico!
Auvinyà, e todo seu ar melancólico!
Auvinyà
Auvinyà

A vida realmente neste momento só estava acontecendo lá embaixo nos shoppings e nas muitas lojas da capital Andorra la Vella, a medida que nos afastávamos deste núcleo era tudo deserto e calmo.

Restaurantes com ares natalinos!
Restaurantes com ares natalinos!

O dia seguinte era meu aniversário (eu Daniele) acordei com uma forte dor no estômago e uma certa intolerância aos cheiros das comidas dos vizinhos no camping, mas nada que até então impedisse de sairmos novamente pelas montanhas. Visitamos  Ctra d´Arcalis, Carretera de la Rabassa, Pal, e à noite então decidimos ir até a capital experimentar um restaurante local. Todos os lugares já estavam com iluminação de natal e de certa forma isto nos fez lembrar que o tempo estava correndo e em pouco tempo seriam dois anos longe da família.

Monumento Arcalís 91!
Monumento Arcalís 91!
Nossa recepção no vilarejo de Pal!
Nossa recepção no vilarejo de Pal!

A comida desceu bem, mas no dia seguinte novamente dores nos estômago e náuseas, além disto já estava deixando de curtir as curvas de Andorra por conta do meu mal estar incomum.

Mais um dia de muito passeio, até que então resolvemos parar para checar o anticongelante do carro e tivemos a desagradável surpresa de não conseguir abrir o capô do carro. Era tarde e todas as oficinas que procurarmos já estavam fechadas ou fechando, mas conseguimos uma que se prontificou no dia seguinte ver qual era o problema e reparar.

Dormimos aquecidos, super bem acomodados, nós gostamos muito da barraca, mas ter o conforto de cozinhas, tomar banho e relaxar num calorzinho enquanto o mundo lá fora congelava estava bom demais! Levantamos e fomos à oficina onde detectaram logo que o cabo de aço tinha arrebentado, o que levaria um bom tempo para ser reparado, mas o mecânico nos deu uma solução alternativa e rápida, criando uma alavanca na parte da frente do carro onde seria fácil abrir o capô, feito isto seguimos para outra missão duríssima, encontrar correntes para a neve no tamanho do nosso pneu 33. Embora ainda não estivesse nevando nestas bandas, de acordo com os locais não faltaria muito, e de qualquer modo poderíamos encontrar neve em maiores altitudes passeando pelas montanhas. Até então na viagem vínhamos correndo do frio e da neve, mas depois que arriscamos vir para a Europa bem no final do outono, sabíamos que este era um risco grande e o melhor mesmo seria estar precavido.

Foi só no final da noite depois de rodarmos por todos os lados que conseguimos as correntes e um bujão de gás que fosse padrão francês, porque o utilizado em Andorra não encontraríamos em outro país.

Já estava tarde e decidimos parar para uma última noite neste pequeno agradável país que muito nos surpreendeu com sua personalidade preservada, sua gente simpática, e vilarejos escondidos!

Neve a caminho!
Neve a caminho!

O próximo destino, sul da França!!!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Rodrigo Martins disse:

    Continuo lendo e me imaginando junto de vocês nessa história, adoro os posts. Grande abraço.

  2. Leitor disse:

    Que grata surpresa entrar aqui e ver um post!!!! Muito bom!!!

  3. aloalo disse:

    Sumiram de novo, só pra variar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s